-
Férias coletivas para trabalhadores da Volkswagen em três fábricas no Brasil por conta do impacto da tragédia no RS
-
A montadora compra peças que são produzidas no Sul do país. As férias coletivas atingem as unidades de Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos.
- Por Camilla Ribeiro
- 20/05/2024 21h32 - Atualizado há 5 meses
Nesta segunda-feira (20), a Volkswagen iniciou, um período de férias coletivas em três unidades no Brasil por causa do impacto na produção que foi provocado pela tragédia que atinge o Rio Grande do Sul.
As fábricas da Anchieta, São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São Carlos (SP) foram atingidas pelas férias coletivas.
Os temporais no Rio Grande do Sul causaram grandes enchentes e mais de 150 pessoas já morreram até o momento.
Nesta segunda, em comunicado à imprensa a Volkswagen declarou que "em função das fortes chuvas que acometem o estado do Rio Grande do Sul e o povo gaúcho, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir nesse momento".
De acordo com a Volks, as fábricas Anchieta e de Taubaté terão 10 dias de férias coletivas a partir do mês de 20 de maio.
A fábrica de motores que fica situada em São Carlos deverá ter férias de 11 dias para uma parte dos funcionários de produção.
Já a fábrica de São José dos Pinhais (PR) continuará com a produção normal.
A Volkswagen do Brasil disse também em nota que "se solidariza com o povo sul-rio-grandense e reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”
O impacto em Taubaté
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) informou aos trabalhadores por meio de comunicado que 1,8 mil funcionários também podem ser afetados com a medida.
Segundo o sindicato, essa medida é necessária “devido à situação de calamidade pública no estado do Rio Grande do Sul e com possibilidade de afetar a produção em Taubaté”.
O Sindmetau explicou ainda que a aplicação de férias coletivas está prevista no acordo coletivo de trabalho firmado entre a montadora e o Sindicato.